As eleições de 2020 já agitam os bastidores da política em Petrolina, PE

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lossio diz “que o Nova Semente continuará com o modelo já existente ”



O programa Nova Semente voltado para prestar assistência às crianças com idade entre 0 e 6 anos em Petrolina com  o objetivo de reduzir os índices de mortalidade e o déficit no atendimento à educação infantil no município foi bastante criticado no período de campanha. O maior ponto censurado por opositores é a formato da implantação das unidades que recebe uma contrapartida da comunidade usuária dos serviços.

No projeto, a prefeitura se responsabiliza pelos funcionários, pela merenda escolar da unidade e o custo com material de limpeza, e os parceiros se comprometem com o espaço físico e equipamentos. A prefeitura fica responsável também pela orientação aos serviços das secretarias que realizam o serviço nas creches, além do pagamento dos funcionários, acompanhamento pedagógico, lazer e recreação.

Em respostas às criticas, Lossio argumenta que o ideal é que a Prefeitura construísse todas as unidades, mas o modelo que podia ter foi este fruto da parceria com a população. “Eu particularmente fiz um conta que os governantes colocam 35 crianças em creches por ano e nós vamos colocar 3 mil, evidentemente que nós vamos ampliando, colocando as unidades em construção e aos poucos as Nova Sementes vão ganhando prédios próprios”, explicou.

O prefeito também salientou que é necessário avançar, principalmente nas comunidades que têm a coparticipação da população. “Vamos continuar com esse modelo que é exitoso e a comunidade participa. Só faz a critica quem não conhece  ou quem não precisa. Uma mãe uma certa vez me disse que paga apenas R$ 15 reais mensais para seu filho  ser bem cuidado por profissionais e ter  cinco alimentações diárias, o que lhe renderei no mínimo o custo de R$ 25 reais e o compromisso de todo dia deixar almoço pronto, contratar alguém para cuidar da criança entre outras coisas para lhe dar oportunidade de trabalhar fora, então o modelo é exitoso”, destacou.

O modelo do Nova Semente, avisou Lossio, será apresentado nesta quinta –feira (11) onde estará a cúpula do PMDB e na oportunidade, além de discutir sobre o segundo turno do partido em algumas cidades do país, apresentará o Programa Nossa Semente para servir de modelo a ser implantado em outros Estados. 
        
 
O Programa Nova Semente ampliou o número de creches em Petrolina com o objetivo de melhor atender a demanda que sofre com o déficit de atendimento, que vive em situação de vulnerabilidade social, de pobreza, vítimas de violência e abandono, ou aquelas portadoras de algum tipo de deficiência. 

Da redação: Fonte Blog do Carlos Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.