As eleições de 2020 já agitam os bastidores da política em Petrolina, PE

domingo, 7 de maio de 2017

Evandro Guimarães elogia uso do árbitro de vídeo." Temos que ser pela justiça" diz técnico do Salgueiro

Na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, o pênalti que gerou o gol de empate do Salgueiro contra o Sport foi confirmado com o auxílio da tecnologia
Após o jogo contra o Sport, pela primeira final do Campeonato Pernambucano, o tema mais perguntado pelos repórteres ao técnico do Salgueiro, Evandro Guimarães, na Ilha do Retiro, foi sobre o árbitro de vídeo. Usada pela primeira vez no Brasil, a tecnologia foi acionada aos 48 do segundo tempo, quando Toty foi derrubado na área e o juiz José Washington da Silva marcou pênaltis. Após assinalar a penalidade, ele recorreu ao árbitro de vídeo, Pericles Bassols, para confirmar a infração. O lance foi essencial para o Salgueiro. Àquela altura, o Carcará pedia o jogo por 1 a 0. Com o pênalti, convertido por Jean Carlos, o time empatou o jogo e, no dia 18 de junho, vai precisar de uma vitória simples no estádio Cornélio de Barros, no sertão do estado, para ficar com o inédito título pernambucano
– O que foi pênalti vai ser mesmo dado. O que não foi, nós não precisamos disso. Eu falava com o pessoal do banco: fiquem tranquilos. Nós só temos o que merecemos. Deus só dá o que merecemos. Se realmente foi pênalti, eles vão olhar, revisar e marcar o pênalti. Jogo justo. - disse Evandro sobre a decisão da arbitragem.
Elogiando o uso do árbitro de vídeo, o técnico salgueirense lamentou a ausência da tecnologia em 2015, quando ele, treinando o Vitória da Conquista, perdeu o Campeonato Baiano para o Bahia. Na ocasião, o Tricolor venceu por 6 a 0, com dois gols de pênalti, após ter perdido o primeiro jogo por 3 a 0.

– Como é que eu estou querendo que as coias sejam éticas, direitas, se eu acho que o jogador tem que ser malandro, se jogar? Não, se foi pênalti ele vai dar pelo jogo justo. Está de parabéns. A Federação Pernambucana nós temos que parabenizar pela ousadia de implantar esse sistema. Em 2015 eu sofri. Fui para final com R$ 150 mil de folha contra o Bahia. O juiz deu dois pênaltis, teve uma jogada muito duvidosa, se tivesse esse artifício de câmera, poderia ter perdido a final, mas não daquele jeito. Foi muito injusto o que fizeram com a gente lá.
Evandro espera que o recurso de vídeo seja usada na partida da volta, no dia 18 de junho. Segundo o treinador, o futebol ganha com o auxílio da tecnologia.

– Eu não sei qual critério eles vão usar. Eu acho que é muito benéfico para o futebol. Eu acho que a justiça, a causa justa, a coisa sério, nós estamos precisando disso. Está faltando ética no futebol. Do jogador cair e o vídeo mandar seguir porque foi normal a jogada. Isso não vai beneficiar só os times grandes, vai beneficiar os pequenos também. Temos que ser pela justiça. É mais bonito. A vida fica melhor assim.
aos 48 minutos do segundo tempo, no duelo entre Sport e Salgueiro, pela final do Campeonato Pernambucano. Após apontar penalidade máxima, o árbitro foi chamado para conferir o lance e só após cerca de seis minutos, ele confirmou a marcação, que originou o gol do Carcará, que confirmou o empate em 1 a 1.

A responsabilidade de monitorar o jogo, em uma unidade móvel sob as arquibancadas da Ilha do Retiro, coube a Péricles Bassols, árbitro de 41 anos do quadro da CBF e de Pernambucano. Acompanhado por representantes da Fifa e da CBF, ele tinha sete câmeras à disposição e contato direto com José Woshington da Silva, árbitro de campo.
Árbitro de vídeo chamou a atenção no jogo  (Foto: Aldo Carneiro (Pernambuco Press) )


O jogo se encaminhava para o final sem precisar do auxílio eletrônico, mas, com um toque de dramaticidade, no último lance da partida aconteceu um pênalti,do lateral-direito Raul Prata em cima do atacante Toty, do Salgueiro. O árbitro José Woshington marcou na hora.
Para decidir se mantinha a marcação, teve de consultar o recurso eletrônico. Primeiro comunicou-se com Bassols pelo ponto eletrônico. Depois, ele mesmo dirigiu-se à beira do gramado e viu as imagens do lance em um monitor.

Depois de cerca de seis minutos de contato com Bassols e checagem das imagens, Woshington foi até a área do Sport e confirmou o pênalti. O meia Jean Carlos bateu com categoria, empatou o jogo em 1 a 1. A próxima partida é no dia 18 de junho, em Salgueiro.

Da: redação do Jornal da Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.