As eleições de 2020 já agitam os bastidores da política em Petrolina, PE

terça-feira, 30 de julho de 2013

Governador inaugura UPAE e UPA 24h e agradece a parceria com os prefeitos da região

Depois de atrasos no cronograma das obras, foram inauguradas na tarde desta segunda-feira (29) as Unidades de Pronto Atendimento em Petrolina. Uma terá funcionamento ininterrupto (24h) e a outra vai contar com um quadro de especialistas e atenderá a pacientes encaminhados por Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Dormentes e Afrânio. Após descerrar as placas de inauguração, o governador Eduardo Campos, seguiu com a comitiva pelas instalações das Upas, cumprimentado funcionários.

Em seguida uma série de discursos exaltava a importância dos equipamentos públicos no atendimento a população. Falaram ao público os deputados estaduais Adalberto Cavalcanti – que deixou a mágoa de lado e elogiou a iniciativa do Governo do Estado – Isabel Cristina e Odacy Amorim; os deputados federais Fernando Filho e Gonzaga Patriota; o prefeito de Petrolina Julio Lóssio e o próprio governador. 

Ultimo a se pronunciar, Campos falou sobre os diagnósticos que identificaram as necessidades da região na saúde e das outras unidades em construção no estado. Em Petrolina, segundo o governador, estão instaladas a maiores e mais completas UPAs, já estão integradas no mesmo local (Avenida Honorato Viana) e servem duas carências da região: atuar como ponto de atendimento de urgências de pequena e média complexidade desafogando o Hospital de Traumas e suprir a carências de especialistas em diversas áreas. 
“Essas especialidades são humanamente impossíveis para os prefeitos colocarem sozinhos de pé, sobretudo dos pequenos municípios, que quando arrumam um cardiologista. As consultas são uma vez por semana. Muitas vezes o preço aumenta porque o prefeito de outro estado ou vizinho ofereceu mais e aí já desmantela o serviço que o prefeito tinha montado. Outras vezes se faz o exame, mas não tem para quem encaminhar. Às vezes faz o exame e não tem onde fazer a pequena cirurgia e fica esperando numa fila interminável e as pessoas têm a vida colocada em risco”, descreveu Eduardo Campos.

Descendo o tom e esquecendo as críticas sobre a contrapartida que cada cidade terá que pagar, o governador agradece a parceria com os municípios e garantiu haver economia nesse sistema. “A gente sabe que se todos os municípios pudessem se juntar e ter num único lugar o equipamento que pudesse dar resposta ao desafio das especialidades seria mais barato, seria mais eficiente e seria sobretudo melhor para quem precisa e é isso que estamos fazendo aqui hoje”. 

Funcionamento

As UPA 24h e a UPAE iniciam o atendimento a partir desta terça-feira (30) e tem previsão realizar anualmente 80 mil consultas nas especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia e urologia. O encaminhamento dos parentes para o serviço ambulatorial da UPAE será feitos exclusivamente pelas Unidades de Saúde da Família. 

A meta é atender 440 mil habitantes com setor ambulatorial, 19 consultórios, bloco cirúrgico com três salas de cirurgia, setor de diagnóstico e enfermaria para internação de curta duração. Foram investidos R$ 20 milhões.


Da redação 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário.